# TABAGISMO

O TABAGISMO DEVE SER SEMPRE COMBATIDO E CONSIDERADO COMO DOENÇA, SENDO HOJE EPIDÊMICO.

POR QUE PARAR DE FUMAR ?????
SABEMOS QUE MAIS DE 80% DAS MORTES POR CÂNCER DE PULMÕES OCORRE EM FUMANTES, ELEVAÇÃO EM 70% DO RISCO EM DOENÇAS CARDÍACAS, MULHERES QUE FUMAM 30 OU MAIS CIGARROS AO DIA TEM 75% DE PROBABILIDADE EM TER CÂNCER NA MAMA E QUEM ABANDONA O VÍCIO MELHORA SUA QUALIDADE E TEMPO DE VIDA.

A FUMAÇA DO CIGARRO POSSUI MAIS DE 4.700 SUBSTÂNCIAS ENTRE ELAS A NICOTINA QUE CAUSA DEPENDÊNCIA POIS PRODUZ CERTO PRAZER E RELAXAMENTO O QUE GERA DESEJO DE FUMAR MAIS.

TENTE IDENTIFICAR OS MOTIVOS QUE O LEVARAM À FUMAR, ESTABELEÇA DATA PARA DEIXAR DE FUMAR, MUDE O AMBIENTE, LIVRE-SE DOS CIGARROS E CINZEIROS, NÃO DEIXE QUE OUTRAS PESSOAS FUMEM EM SUA CASA ,REAVALIE SUAS TENTATIVAS ANTERIORES DE PARAR DE FUMAR, SE PAROU DE FUMAR , NÁO FUME NUNCA MAIS , NEM UMA TRAGADA SEQUER, INFORME À FAMILIA E AMIGOS SUA DECISÃO, PEÇA QUE NÃO FUMEM PR[OXIMOS À VOCÊ E QUE NÃO DEIXE CIGARROS À MOSTRA, OBTENHA ACONSELHAMENTO INDIVIDUAL OU EM GRUPO.

TENTE DISTRAIR-SE, OCUPE-SE COM NOVAS TAREFAS, MUDE A ROTINA, TOME CHÁ EM VEZ DE CAFÉ, REDUZA ANSIEDADE E FAÇA ATIVIDADES AGRADÁVEIS, BEBA MUITA ÀGUA E EVITE ÁLCOOL.

ALGUNS MEDICAMENTOS AJUDAM À PARAR DE FUMAR DIMINUINDO A VONTADE, ADESIVOS E CLICLETES DE NICOTINA ESTÃO DISPONÍVEIS NO BRASIL E ANTIDEPRESSIVOS PODEM SER ÚTEIS.

A MAIORIA DAS RECAÍDAS OCORRE NOS PRIMEIROS TRÊS MESES APÓS PARAR DE FUMAR, NÃO DESANIME SE VOLTAR À FUMAR E TENTE NOVAMENTE, BEBIDAS ALCOÓLICAS DIMINUEM A CHANCE DE SUCESSO, ESTAR PRÓXIMO À FUMANTES DESPERTA A VONTADE DE FUMAR, PODERÁ HAVER GANHO EM ATÉ 10% DE SEU PESO, PROTANTO PROCURE FAZER ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA.